quarta-feira, 24 de março de 2010

Qual a mensagem transmitida pelo filme "Abril Despedaçado"


O filme “Abril Despedaçado”, de Walter Salles traz a reflexão de temas como honra, família, vingança, disputa de terra entre famílias vizinhas (ou não).

Durante a trama percebemos a vida que leva a família Breves com seus dois filhos, (Tonho 20 anos, e Menino mais jovem na fase pré-adolescente). Esta família vive por muitos anos uma rixa pelo poder de terras contra a família Ferreira e esta disputa leva ao acordo de morte de seus filhos, sempre que a camisa manchada de sangue de um torna-se amarelada o outro tem o direito de vingar-se.

Vimos através desta disputa que a vida da família Breves torna-se sempre a mesma, sem diferença, monótona, a rotina é visível até pelos bois que mesmo sem ter que movimentar o moinho o fazem.

Os irmãos percebem que esta disputa não levará a família para lugar algum, a própria venda da rapadura não está mais alimentando a família e começam a querer mudar, quebrar estes paradigmas. Um dia viajantes que representam o circo passam pelas terras da família Breves e presenteiam o garoto com um livro e mesmo sem saber ler começa a acreditar em suas fábulas e a imaginar cenas que o fazem ver a vida com outros “olhos”. Os irmãos visitam o circo e maravilham-se ainda mais com a possibilidade de mudança.

Chega o dia em que um representante da família Ferreira vem vingar a morte de seu irmão e procura por Tonho, mas é o garoto, que está disfarçado com o chapéu e a tarja preta de seu irmão mais velho que acaba morrendo em seu lugar.

Percebemos neste momento que o garoto decide de vez mudar o rumo de sua vida, para ele não é mais interessante viver na mesmice sem almejar nada para o futuro, decide morrer, decide mudar.

O irmão mais velho vê a cena de seu irmão morto e decide também trilhar outros rumos, larga a família e segue novos passos.

Traçando um paralelo para a vida cotidiana percebemos muitas pessoas fazendo o mesmo de suas vidas e outras não. Não é difícil vermos pessoas mudando completamente o rumo de suas vidas almejando a felicidade nem que para isso comecem do zero. Outras pessoas preferem continuar na mesmice e ver sua vida passar, acabar sem emoção.

Emerson Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário